domingo, 2 de setembro de 2012

Playboy (1994)


Maria Padilha é uma espécie de Paulo César Pereio de saias. De boca mais limpa, claro!

Desde a miss mijona de Das Tripas Coração (1982 de Ana Carolina), criou para si um único personagem, que, como a gente identifica logo, acha simpática de cara. Junte isso ao espírito de um escritor querido, e voilá! 

Sua edição da Playboy é luxo dos luxos! Março de 1994, quando Nelson Rodrigues estava super na moda.

Reza a lenda que a atriz queria montar uma peça do Pierrot do Meyer, mas não tinha a bufunfa para produzir. Assim, aceitou ficar pelada por uma causa justíssima!

Para o grande público, pelo que dá pra sacar na apresentação, ela era a requintada Karen, da novela O Dono do Mundo de Gilberto Braga. Nas fotos, encarnou 6 arquétipos femininos de Nelson.
Todos pontuados com texto (e as bençãos) de Ruy Castro. Escapando do óbvio, que seria Padilha na pele das personagens, temos a suburbana pudica, a prostituta vocacional, a debutante angelical, a grã-fina no vestiário, a viúva tentadora, e até o apreço do autor pelos gordos, afinal, dizia que “todo canalha é magro”.

Como pornografia, ou, sendo mais claro, material para fantasias solitárias, as fotos são fraquíssimas. Nada de arreganhamento ginecológico, nada de caras e bocas de quem está fingindo ter orgasmo na frente do fotógrafo!

As fotos não ultrapassaram a tal linha da arte para a sacanagem. Deve ter frustrado (broxado?) meio mundo, é verdade!

Só que é raro essa revista promover ensaio com conceito relevante, que não seja mera desculpa para exibir os pelos pubianos de alguma celebridade. Mais do que motivo para ser minha edição preferida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário