segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O FIGURINO DE 'LADO A LADO'


NOVA NOVELA LADO A LADO_figurino da novela_figurino de época_casamento de época_novela das seis_vestido com renda_broche
NOVA NOVELA LADO A LADO_figurino da novela_figurino de época_elenco da novela das seis_Caio Blat_Camila Pitanga_Sheron Menezes_Maria padilha_figurino da Camila Pitanga

Esta segunda estréia a novela Lado a Lado, a 80ª novela das seis a ser transmitida pela Rede Globo vai retratar o início do Brasil república, um momento importante para a construção do nosso país como conhecemos, já que nessa época chegou aqui o futebol, surgiu o samba, teve o fim dos cortiços que abriram espaço para as largas avenidas e iniciaram as favelas cariocas. Porém, a novela vai abordar mesmo o nascimento da mulher moderna que luta para mudar o seu papel na sociedade brasileira da época, ganhando espaço e voz, deixando de ser oprimida pelas regras da época, ocupando espaço no mercado de trabalho.
Aprofundando mais, dos anos 1890 aos anos 1920, nos primeiros idos do Brasil república, ou como ficou conhecida, na República Velha, a mulher tinha papel resumido na sociedade e quando, muito se tornava professora. A época industrial começava a crescer, o Brasil ganhava suas primeiras iluminações artificiais, mas o que estava na cabeça dos que aqui estavam ainda era a Europa, de lá vinham todas as ideias ligadas a moda no país, já que por aqui haviam apenas 10 fábricas de tecidos que atendiam as necessidades básicas e mais rudimentares, desta forma o tecido aceitavel para o vestuário tinha que ser importado.
Os tons de preferência da época eram em sua maioria pastéis, porém a moda, inspirada na francesa, era composta de fraques, polaina, colarinhos altos, botas, saias compridas e cheias e não combinavam nada com o clima tupiniquim, por isso alguns acessórios se tornavam indispensáveis para se refrescar as senhoras, eram leques, chapéus e lenços. Outros destaques da moda deste período eram os espartilhos e corpetes que tornavam a mulher mais feminina com uma cintura bem definida, foram esses espartilhos que trouxeram mais tarde os modelitos peito de pombo, quanto mais inflado, mais elegante.
São essas roupas que vamos ver agora na nova novela das seis, mas como a Globo produz tudo isso? Como é a montagem de cada personagem?
A Globo abriu as portas aos blogueiros para conhecer esse processo de criação dirigido por Beth Filipecki, segundo ela cerca de 1% do orçamento das novelas são destinados aos figurinos, não que seja pouco dinheiro, visto que uma novela como A Favorita gastava-se cerca de 250.000 mil reais por capítulo e teve 197, faça os calculos quanto é 1% desse total. Desta forma, cada roupa que a Globo tem é catalogada e guardada no Projac para ser reaproveitada depois, seja a mesma roupa, como já vimos em vários blogs que relataram as petições, seja mudando o modelito, com até mesmo sobreposição de peças, como as golas que vamos ver nessa nova novela.
Para conhecer mais sobre o que está por vir nessa novela vejam os vídeos abaixo, tenho certeza que vão gostar e ficar ansiosos para ver Lado a Lado.

FONTE: Blog Frescurit

2 comentários:

  1. Atriz perfeita de um talento sensacional!! adooro ela! poderiam postar os vestido do figurino da atriz na novela Lado a Lado. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. A Maria Padilha é demais mesmo. Tô torcendo pra eles postarem no site da novela os figurinos de Diva Celeste...assim que eles postarem eu prometo que posto aqui OK! Obrigado pela Visita e volte SEMPRE:)

    ResponderExcluir