terça-feira, 4 de setembro de 2012

Maria Padilha fez Dráuzio Varella chorar com Hilda

Maria Padilha vive o drama de Hilda em  Mulheres Apaixonadas. Foto: Luiza Dantas/TV Press



Não foi fácil para Maria Padilha vestir a camisa para o papel que tem emMulheres Apaixonadas. Principalmente na cena em que Hilda, sua personagem na novela das oito, tira a blusa para fazer um auto-exame nos seios.

Insegura, ela chegou a telefonar para os amigos mais próximos só para saber o que eles acharam da cena. Mas difícil mesmo, ressalva ela, foi quando Hilda recebeu a notícia do médico de que o tumor era maligno e que ela teria de retirá-lo. Afinal, explica a atriz, não é todo dia que a gente leva um susto desses... "Ela está com medo? É claro que sim! Mas só tem medo quem tem coragem. Senão, vira um psicopata", filosofa a atriz.
No dia seguinte, Maria Padilha recebeu um elogio que dissipou qualquer eventual dúvida sobre seu desempenho. A atriz Regina Braga disse que seu marido, o médico Dráuzio Varella, chorou ao ver a cena. Ele disse que viu nos olhos da atriz o medo que ele sempre vê quando dá essa notícia para as suas pacientes. "Esse elogio valeu um Oscar!", exagera.
No mesmo dia, ao voltar para casa, foi abordada por um vendedor ambulante, que enalteceu sua atuação. "É tão bonito o trabalho que você está fazendo...", reproduz, emocionada.
Desde que estreou na tevê em Água Viva, novela escrita por Gilberto Braga em parceria com Manoel Carlos, Maria Padilha parece ter se especializado em fazer personagens meio amalucadas, quase vilanescas.
Pela primeira vez, ela empresta sua imagem ao que se convencionou chamar de "merchandising social". No caso, a luta contra o câncer de mama. "Achei ótimo terem associado meu nome à essa causa. Afinal, ela é nobilíssima!", empolga-se.
Recentemente, a atriz foi convidada para gravar um anúncio para o Instituto de Mastologia e ficou surpresa ao constatar que o número de mulheres que resolveram fazer o exame preventivo depois que o assunto começou a ser discutido na novela cresceu consideravelmente. "Normalmente, essas campanhas de prevenção aterrorizam tanto que as pessoas fogem assustadas. Já o Maneco está escrevendo de um jeito que não 'venceu' as mulheres pelo medo", analisa.
No meio de tanto alvoroço, Maria Padilha ressalta que não foi pega de surpresa pelo autor. Desde o início da novela, ela já sabia que Hilda sofreria um revés qualquer da vida. "Já na sinopse, o Maneco me prevenia que a Hilda teria uma doença grave. Ele só não sabia qual", enfatiza. Por isso mesmo, a atriz refuta boatos de que não estaria lá muito satisfeita com seu papel na novela ou que teria até pensado em desistir da carreira. "Eu jamais diria isso! Quando o pessoal fica sem assunto, começa a inventar coisas!", esbraveja, irritada.
Mesmo assim, Maria Padilha admite que a sua primeira impressão com relação à Hilda não foi das melhores. Logo na primeira cena, ela tirava um copo de champanhe das mãos de Estela e passava uma descompostura na prima. Intrigada, a atriz chegou a comentar com o diretor Ricardo Waddington: "Puxa, Ricardo, que mulher careta e moralista...". Hábil, o diretor convenceu a atriz do contrário. "Olha, se fosse qualquer outra atriz, a Hilda poderia ficar careta e moralista. Mas com você, tenho certeza de que ela não vai ficar..."
Desde o começo, Hilda se destacou como uma das mais felizes e bem-resolvidas da novela. Enquanto umas e outras apanham do marido, sofrem de alcoolismo ou enlouquecem de ciúmes, Hilda vive um casamento estável ao lado de Leandro, interpretado por Eduardo Lago. "Não vou deixar de fazer vilãs, mas estou adorando interpretar uma personagem normal, equilibrada, feminina... E olha que o Maneco quase me deu a Heloísa", diverte-se.
Quanto às cenas dos próximos capítulos, Maria Padilha não sabe muito bem o que esperar. Por enquanto, ela não vê necessidade de fazer uma visita a instituições, como o INCA, Instituto Nacional do Câncer. Afinal, algumas mulheres que já enfrentaram a doença abordaram a atriz nas ruas para relatar suas experiências. "Sempre tive medo de ficar famosa e as pessoas não saberem o porquê. 'Mas o que ela fez mesmo?' Gosto quando sou reconhecida pelo meu trabalho", sorri, orgulhosa.
Veia cômica - Um pouco de bom humor não faz mal a ninguém. Ao longo da carreira, Maria Padilha Gonçalves descobriu um jeito simples e eficaz de transformar papéis secundários e aparentemente sem graça em personagens divertidos e de grande empatia com o público.
A tal fórmula consistia em adicionar umas boas e generosas pitadas de humor aos tipos que interpreta. "Às vezes, certos personagens não têm muito o que oferecer para o ator. Nessas horas, o humor se revela uma solução agradável para enriquecer meu trabalho", esclarece.
Tudo começou em 1992, quando Maria Padilha chamou a atenção como Karen, uma grã-fina meio destrambelhada de O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, que só pensava em dinheiro.
A história se repetiu em 1997, quando ela voltou a interpretar a dondoca fútil e tonta no "remake" de Anjo Mau, deCassiano Gabus Mendes, atualmente em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. "Foi a Karen quem me colocou esse carma. Mas, depois de fazer uma perua do Gilberto, fica difícil fazer outra igual ou melhor", brinca ela.
Em 1996, Maria Padilha trocou a Globo pelo SBT. Na emissora de Silvio Santos, ela atuou em Colégio Brasil, uma novela criada nos moldes de Malhação. A experiência só não foi melhor, lamenta, por conta do descaso do SBT.
Desde que estreou, Colégio Brasil foi exibido em quatro diferentes horários. "O Silvio dá mais valor às novelas mexicanas que outra coisa. É por isso que o projeto não vingou", queixa-se.
Instantâneas

# Antes de seguir a carreira de atriz, Maria Padilha cursou a faculdade de Desenho Industrial por dois anos. A estréia no teatro aconteceu aos 16 anos, na peça Maroquinhas Fru-fru, escrita por Maria Clara Machado e dirigida por Wolf Maya.

# Ainda criança, Maria Padilha reunia os primos para assistirem às peças que ela mesmo improvisava. Já adulta, ela fez parte de um grupo teatral chamado Despertar, formada por Miguel FalabellaDaniel DantasFábio Junqueira e Fábio Reis

# Em sua estréia em novelas, Maria Padilha viveu uma situação bastante inusitada. Quando perceberam que ela gravaria uma cena de "topless" no Posto 9, em Ipanema, os freqüentadores a expulsaram da praia. O jeito foi gravar a cena em São Conrado. # Em 1994, a atriz posou para a revista Playboy. Com o dinheiro do cachê, ela financiou a montagem da peça A Falecida, de Nelson Rodrigues. "Foi uma experiência legal. As fotos ficaram bacanas e a peça foi bem também", recorda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário