Gawronski recria com
inventividade Cordélia Brasil
Luís Francisco Wasilewski
2008 pode ser
considerado o ano do (re) descobrimento do teatro de Antônio Bivar. Há poucos
meses, Gustavo Paso dirigiu Alzira Power.
Agora é a vez de Gilberto Gawronski mostrar a sua leitura de Cordélia Brasil.
Cordélia Brasil é um marco na história
do teatro brasileiro. Norma Bengell chegou a ser presa por representar a
funcionária pública que para sustentar o marido, o lunático e preguiçoso
Leônidas, se prostitui nas horas livres. O acerto da direção de Gilberto foi
transportado para encenação todo o universo fantasioso onde estão Leônidas,
Rico, o jovem que entra na vida do casal e Cordélia, que apesar de ser a
personagem com os pés mais fincados na realidade, também envereda pela
fantasia.
Esta atmosfera
onírica está presente nos belos e coloridos figurinos de Marcelo Pies e na
iluminação de Maneco Quinderé. Além disso, Gilberto lança mão de um recurso que
já havia utilizado em outra encenação sua: Do
outro lado da tarde, de Caio Fernando Abreu (autor por sinal, pertencente à
geração de Bivar não só por idade, mas por afinidade). O recurso a que me
refiro é do espectador interagir com os atores através da utilização de
bolinhas de sabão que a platéia solta em um determinado momento da peça.
Toda essa
inventividade da montagem não impediu que Gilberto conduzisse bem o belo trio
de atores na peça. Cadu Fávero apresenta a indolência e a fantasia de Leônidas.
George Sauma vivendo Rico já desponta como um dos grandes atores de sua geração.
E Maria Padilha, que já foi a Zulmira de A
falecida, a Pórcia de O mercador de
Veneza, mais uma vez, alcança um grande desempenho fazendo a sua Cordélia
ora cômica, ora dramática.
Portanto,
esqueça o crítico casmurro que destruiu o espetáculo. Vá assistir Cordélia Brasil. Conheça um clássico de
nossa dramaturgia e brinque com as bolinhas de sabão. É tão bom!
FONTE: Crítica enviada pelo Luís Francisco Wasilewski - foi publicado no Site Aplauso Brasil em Agosto de 2008.
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